Passos para abrir uma Estética Automotiva

 Sabemos que todo mercado aquecido é promissor, más promissor não significa sucesso garantido. 

Eis aqui um segmento que cresceu muito, embelezamento automotivo. O grande problema são pessoas querendo “pegar o bonde andando”. Pessoas que sem o mínimo de conhecimento adentram ao negócio só porque está em alta. Isso gera a polarização, algumas empresas tem muito sucesso e rentabilidade, outras fecham as portas com 3 a 6 meses.

Ao analisar esse mercado por anos, notamos que a maioria das pessoas não estão dispostas a trilhar o caminho correto. Este caminho é mais longo, exige paciência e dedicação.

Por isso decidimos dar aquele empurrãozinho para os que querem começar um negócio no segmento de estética automotiva da melhor maneira possível.

O primeiro passo seria conversar com pessoas do segmento, participar de workshops, eventos, feiras, para entender do que se trata esse mercado. Entender, quais são as vantagens? Quais são as desvantagens? Qual é a lucratividade? Essa primeira etapa é importante para saber onde é que estamos colocando nossos pés. Uma empresa especializada como a Prodetail tem consultores disponíveis todos os dias para essa primeira consultoria sem custo. Basta ligar e agendar sua visita.

O segundo passo é entender da parte administrativa do negócio. Qualquer órgão como Senai ou Sebrae podem contribuir com isso. Estas instituições ajudarão a fazer fluxo de caixa, contabilidade básica da empresa, saber sobre o custo de hora trabalhada e muito mais. A parte administrativa e financeira é o coração da empresa.

O terceiro passo seria entender mais sobre a parte comercial, marketing, publicidade. Essa talvez seja uma das partes mais importantes, pois sem pessoas, o seu negócio está fadado ao fracasso. Entender quem é seu público e como levá-los até o seu estabelecimento é um grande desafio. Existem profissionais especializados no assunto que podem te ajudar. Os cursos Completos de Estética Automotiva da Prodetail também contam com uma parte comercial básica que te ajuda a começar.

O quarto passo é saber como tudo funciona na prática. Procure o melhor profissional do mercado ao seu alcance para ministrar um curso de qualidade. Este não é o momento de economizar, pois a execução do serviço é a base do seu negócio. A sugestão é que você procure um profissional que tenha alguns anos de mercado. Procure também turmas que não sejam grandes e o máximo de horas possível de treinamento. É importante antes de decidir, conversar com pelo menos 3 empresas do segmento para saber qual delas entende mais do assunto, se elas tem um bom pós venda, e ainda conversar com alguns ex-alunos para entenderem como foram suas experiências. Aí sim o momento da decisão. Este passo vai ajudar a entregar qualidade. A Prodetail segue todos os padrões sugeridos acima e você pode agendar uma visita para conhecer a empresa quando quiser.

O quinto passo é a escolha do ponto. A escolha do ponto ficou para o final devido ao entendimento após curso da logística de funcionamento da empresa e dimensionamento de espaço baseado no tipo de negócio que você irá escolher. 

O sexto passo é a compra de ferramentais e produtos. Neste momento você precisa entender que não é você que decide! Tudo depende do estilo de negócio que você vai escolher. Procure um empresa que não está preocupada apenas com a primeira venda e sim com o seu sucesso. É muito importante que essa compra seja presencial e que alguma loja experiente te ajude pois caso isso não aconteça você irá jogar muitos produtos fora. Preço não é mais importante. O mais importante é uma compra correta. Um exemplo que pude ver com o decorrer do tempo é que as pessoas as vezes fazem um compra de 5000 on-line porque na loja física era 7000, más dos 5000 jogam metade, 2500 fora porque não foram utilizados. Então procure alguém que entenda do assunto para te orientar. Outra dica importante é que a ferramenta deve ser dimensionada para o tipo da operação correta. Muitas vezes para economizar clientes compram uma lavadora mais barata, que vai queimar com 3 meses porque não era adequada para seu serviço. A equipe da Prodetail está preparada para te ajudar com esse começo do seu negócio.

O sétimo é aplicar todo conhecimento em prática e fazer o melhor que puder. Não pensando em dinheiro mas sim nos seus objetivos como empreendedor.

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